
Tradicionalmente, quando falamos de pesquisas qualitativas nossa mente associa imediatamente a salas de espelho.
Realmente, essa associação faz todo sentido, uma vez que até março de 2020 praticamente todas as pesquisas qualis eram realizadas nesse ambiente. Eu, por exemplo, apesar de ter acompanhado milhares de entrevistas e grupos NUNCA tinha feito uma única pesquisa fora desse ambiente controlado.
Salas de espelho sempre foram um local muito agradável. Geralmente muito bem servido de quitutes deliciosos, temperatura agradável, Wifi de qualidade e espaço para trabalhar enquanto as pesquisas rolam. Para muita gente, ser convidado para acompanhar uma pesquisa era uma alegria e uma oportunidade de conhecer as famosas salas de espelho.
Contudo, como todos sabemos, em Março de 2020 o mundo sofreu uma ruptura sem volta. A Pandemia de Covid-19 simplesmente eliminou qualquer possibilidade de entrevistas presenciais e, consequentemente, de usar as queridas salas de espelho. Imediatamente as dúvidas surgiram na cabeça de todos nós envolvidos até a cabeça nesse mercado: qual seria o impacto dessa necessidade de trocar forçadamente as entrevistas presenciais pelas online.
Não tenho a pretensão de trazer uma resposta definitiva, até porque minha amostra é bem enviesada para representar um todo. Afinal quase 100% das amostras que acompanho são exclusivamente do mercado Imobiliário. Minha ideia é compartilhar aqui uma percepção que possa estimular outros profissionais e empresas a fazerem o mesmo e quem sabe desaguar em um artigo científico comparativo entre as Pesquisas Quali antes e depois da pandemia.
Bom, antes de falar sobre minha sensação, queria deixar claro que a tecnologia para efetuar as pesquisas online passou a ser realmente confiável (Zoom, Teams, Meet) pouco antes de 2020 o que realmente inviabilizava testes antes (conexão ruim, Aplicativos instáveis ou pesados, poucas pessoas com o App, muita burocracia para instalação).
Sobre as diferenças, elenquei 3 principais:
Dessa forma, pela experiência pessoal no mercado imobiliário a migração das pesquisas qualitativas para o mundo virtual nesses primeiros 2 anos e meio vem apresentando apenas fatores positivos. Sinceramente, lamento que essa transição tenha sido forçada pela pandemia, mas considero realmente que se não fosse essa peste os preconceitos sobre a metodologia online perdurariam por muito mais tempo.
Adoraria que amigos de outros mercados pudessem compartilhar suas experiências, pois acredito que certamente houve setores em que a mudança acabou por trazer mais complicações do que melhorias.
Felipe Macedo
CEO REI