Inteligência de mercado imobiliário é a melhor forma de captar dados brutos e transformá-los em informações e conhecimentos úteis à empresa, os quais vão ser usados no desenvolvimento da atividade dos corretores de imóveis autônomos.
Assim, a inteligência de mercado ajuda o corretor a identificar seu público-alvo, para atingi-lo de maneira correta, aumentar a competitividade, detectar novas tendências de mercado e auxiliar nas tomadas de decisão. Ficou interessado no tema? Fique conosco e veja 5 exemplos de como aplicar a inteligência de mercado ao setor imobiliário!
Pesquisas de satisfação
É importante saber qual a opinião dos clientes sobre seu trabalho, imóveis apresentados e satisfação com todo o processo de negociação. Para isso, é preciso realizar pesquisas de satisfação. Recomenda-se que sejam feitas algumas definições antes de realizar os questionários.
A primeira definição é o local onde será aplicada a pesquisa. Você precisa escolher se vai ser uma região metropolitana, cidade ou até um conjunto de bairros, buscando seu público-alvo. Assim, o corretor otimiza seus esforços e objetivos para alcançar o retorno de seus clientes.
Após, tem que se determinar o perfil das pessoas a responderem ao questionário. São considerados aspectos como: a renda familiar, profissão, idade, tipo de imóvel de interesse, a existência de intenção em alugar, comprar ou vender imóvel, entre outras situações. Estabelecido o perfil, entregue o questionário aos clientes e ouça o que eles têm a dizer. Os dados gerados a partir disso devem ser checados e aplicados para melhorar seu atendimento.
Estudo do perfil de clientes
Compreender o perfil do cliente é importante para a inteligência de mercado imobiliário. Isso porque cada um tem um estilo de vida diferente, com objetivos e atitudes próprias. Podemos dividi-los em três grupos, o cliente família, cliente investidor e o cliente sabichão.
O primeiro grupo é o cliente família, o qual se preocupa com o bem-estar de seus familiares. Em regra, são casados, com filhos, e procuram lugares espaçosos. Pensam mais nos riscos e gostam de ser ouvidos durante o atendimento.
Já o cliente investidor deseja apenas imóveis para fazer bons investimentos, garantindo lucros e resultados satisfatórios. Esse cliente foca em números e na valorização do aluguel.
Ainda, há o cliente sabichão, que é o mais bem-informado e contesta tudo em relação aos imóveis, perguntando sobre suas especificações. Se deseja conquistá-lo, tenha paciência e estimule uma negociação pautada no conhecimento.
Definição de temperatura de prospects
Um prospect é um cliente qualificado em potencial, por ser uma pessoa que se enquadra na persona do negócio, apesar de não demonstrar seu interesse direto. A fim de indicar a temperatura dos prospects, analisa-se em qual parte do funil de vendas o cliente está.
Esse é dividido em três estágios, sendo eles o topo, meio e fundo do funil. O topo do funil é chamado de fase de atração, responsável por criar interesse no público-alvo, por meio da geração de marketing de conteúdo.
Por outro lado, o meio do funil é para as pessoas que entendem ter um problema e buscam resolver suas necessidades. É a fase de consideração e observação se a empresa é ideal para a tomada de decisão. Por fim, tem-se o fundo do funil, a etapa de conversão do prospect em cliente, o qual vai negociar e fechar contrato.
Diante disso, é fato que a inteligência de mercado imobiliário é uma tendência, já que melhora os acertos na atividade e diminui os riscos. Ainda, o corretor alcança vantagem competitiva, inova e aumenta a tecnologia de seu negócio, bem como otimiza as perspectivas futuras dos seus serviços.
Fonte: https://blog.newcore.com.br/2020/03/20/inteligencia-de-mercado-imobiliario/